Lavar lixo reciclável gasta mais água

O lixo a ser reciclado não precisa ser lavado. É o que especialistas afirmam, justificando que a lavagem em casa gera gasto de água e mais esgoto – além de não ajudar no processo de reciclagem.

Não lavar copos, garrafas e potes plásticos ajuda a economizar água porque todos esses materiais serão (novamente) lavados nos depósitos de reciclagem, onde os materiais são separados entre metal, papel, plástico e vidro.

E gera mais esgoto devido aos restos dos alimentos que serão retirados dos materiais no processo de lavagem – lembrando que somente 38% do esgoto é coletado e tratado no Brasil.
Portanto, não há necessidade de uma lavagem aprofundada do material antes de colocar no lixo reciclável. Pois em qualquer processo de reciclagem, os resíduos dos materiais passarão por um processo de higienização.

Para preservar o lixo reciclável até ser recolhido, guarde-o em um recipiente fechado, a fim de evitar o aparecimento de insetos e odores. Desse modo, não há necessidade de gerar mais gasto de água.