Biografias de sucesso para se inspirar

SÍLVIO SANTOS

Em “A Fantástica História de Sílvio Santos”, o jornalista Arlindo Silva conta uma das histórias mais incríveis do empreendedorismo brasileiro. Ao narrar a vida de Sílvio Santos, esta biografia mostra como um dos maiores apresentadores da televisão brasileira construiu um império. Antes de ser dono do SBT, Sílvio Santos começou como camelô no centro do Rio de Janeiro e, a partir daí, não deixou escapar as oportunidades para crescer na vida.

ROLIM AMARO

A história do Comandante Rolim Amaro, fundador da TAM, também serve de inspiração para os empreendedores. Na biografia “O Sonho Brasileiro”, escrita pelo jornalista Thales Guaracy, a trajetória de Rolim Amaro mostra o quanto é importante perseguir seus sonhos. E o sonho de Rolim Amaro era ser piloto de avião. Mas se não bastasse concretizar o sonho, ele transformou uma pequena empresa de táxi aéreo em uma das maiores companhias aéreas do Brasil.

STEVE JOBS

O fundador da Apple, uma das maiores empresas do mundo, tem sua história contada em “Steve Jobs – a Biografia”, de Walter Isaacson. Mas não se trata apenas da trajetória de um dos maiores inovadores da nossa época, desde a sua juventude até sua morte em 2011. O livro trata das dificuldades em ser um empreendedor, dos acertos e dos erros cometidos na busca por algo inovador. E, ao fim, deixa claro: a inovação é a chave para o sucesso.

OPRAH WINFREY

Por mais de 20 anos, Oprah Winfrey foi a apresentadorado programa de maior audiência da televisão dos Estados Unidos. Só por isso, a história dela vale a pena ser lida. Mas em “Oprah: Uma Biografia”, de Kitty Kelley, muito mais é contado. Sobretudo, como a apresentadora de televisão se tornou dona de uma fortuna de 3 bilhões de dólares, de emissoras de televisão e de diversos outros negócios. Mostra as dificuldades da mulher negra que conseguiu vencer preconceitos e desafios.