O Judaísmo

Os judeus potencializam as  definições convencionais de "povo" ou "nação". Não pode ser simplificado por conceitos como:raça, cultura ou experiência histórica, mas compartilham dos direitos eternos à Terra de Israel.

A substância do judaísmo, as regras deste compromisso de vida, é a Torá. Ela é o conceito Divino de realidade comunicada ao homem.

Isso poderia parecer definir o Judaísmo como uma "religião"; ser judeu é aderir às crenças e práticas ordenadas pela Torá. Porém, a própria Torá diz que não é assim.

A própria Torá proclama que D'us "habita entre eles no meio de suas impurezas" – que Seu relacionamento com Seu povo permanece intacto apesar de seu comportamento. Nas palavras do Talmud, "Um judeu, embora tenha transgredido, é um judeu."

Segundo a Lei da Torá, o Judaísmo de uma pessoa não é uma questão de estilo de vida ou autopercepção: ele pode ser inconsciente por completo de seu Judaísmo e ainda ser judeu, ou pode-se considerar judeu e cumprir todos os preceitos da Torá e ainda assim não ser judeu.

Em outras palavras, é o relacionamento entre o judeu e seu Criador,não seu reconhecimento desse relacionamento ou sua concretização na vida diária.

A essência de uma transgressão

Este é o significado mais profundo do axioma: "Um judeu, embora tenha transgredido, é um judeu."

Um judeu ainda é um judeu apesar de suas transgressões. O fato de um judeu transgredir é não menos uma expressão (embora negativa) de seu relacionamento com D'us.

Na verdade, a palavra hebraica mitsvá significa tanto "mandamento" como "conexão". O relacionamento entre os dois significados da palavra pode ser entendido em dois níveis. No nível comportamental, conectamo-nos a D'us por intermédio do nosso cumprimento dos Seus mandamentos. Num nível mais profundo, estamos inexoravelmente conectados a Ele em virtude do fato de que Ele nos escolheu como objeto de Seus mandamentos. Obviamente, esses dois níveis de conexão são dois lados da mesma moeda, a face interior e a exterior da mesma verdade: nossa observância dos mandamentos é a manifestação, em nossa vida cotidiana, do vínculo intrínseco entre D'us e Israel.