Dr. Wolf Gruenberg

Wolf nasceu em 1948, pouco depois da Segunda Guerra Mundial, no campo de refugiados de Wolfrathausen, onde seus pais se conheceram. Quando a guerra acabou, era inviável para judeus como eles permanecer na Alemanha.

O casal Gruenberg e o filho de 3 anos, nascido apátrida, cruzaram então o Atlântico para se estabelecer na Bolívia, depois no Brasil. Wolf viveu em Corumbá, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre.

Aos 18 anos, recebeu a cidadania brasileira.

Alho dá sabor à comida e combate o câncer

Além de dar gosto aos alimentos como o arroz e o feijão, o alho também defenderia nosso organismo contra o câncer. É o que dois estudos realizados

na China, onde a culinária se baseia em muitos temperos – em especial, os dentes de alho –, constataram. O mais recente foi realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Província de Jiangsu.

Ao analisar os hábitos de 6 mil pessoas, os pesquisadores descobriram que comer alho diariamente reduz em 44% o risco de câncer nos pulmões. Já entre fumantes, mais expostos à doença, a taxa de incidência da doença era 30% menor dentre os consumidores frequentes de alho. Este efeito benéfico está associado a uma propriedade presente na composição do tempero: a alicina.
A alicina faz parte dos compostos organossulfurados, substâncias químicas que oferecem diversos benefícios à saúde. O alho é um dos vegetais com maior concentração da substância, o que o torna um superalimento. A alicina, por exemplo, inibe a ação dos radicais livres, amenizando o envelhecimento celular e, em decorrência disso, reduzindo o risco de alguns tipos de câncer.
A substância ainda resguarda diretamente o DNA das células, evitando as mutações no código genético – uma das causas iniciais para tumores. Por falar em células, outro estudo, feito pela Universidade do Sul da China, revelou que o alho auxilia no processo chamado de apoptose (suicídio celular programado), que garante o descarte de células velhas (que se encontram inoperantes).
Além destes estudos, já se tem conhecimento de que o alho ajuda no combate ao câncer no estômago. A razão: as substâncias encontradas neste tempero combatem a proliferação da bactéria Helicobacter pylori, que é a causadora do aparecimento da doença nesta região do corpo. O alho também é apontado como um alimento benéfico na luta contra os tumores que surgem no fígado.
Provavelmente, agora você deseja saber quanto de alho deve consumir para obter tamanhos benefícios. De acordo com muitos trabalhos científicos, um dente grande do tempero por dia é o suficiente. Utilize-o na sua forma natural, amassado ou picado, com um detalhe: espere de cinco a dez minutos para ingeri-lo. Nesse período, há um aumento na disponibilidade da alicina.