Conhecendo os tipos de cerveja

Beber cerveja é algo apreciado por milhões de brasileiros, mas poucos deles sabem diferenciar os principais tipos de cerveja que existem no mercado.

Elas são classificadas, em sua maioria, de acordo com a fermentação. As que têm baixa fermentação fazem parte da família Lager. As de alta fermentação são da família Ale. Já as de fermentação espontânea estão incluídas na família Lambic.

 As cervejas da família Lager costumam ser mais claras e leves, mas existem também variedades de cores e aromas. Alguns exemplos de cervejas Lager são a Pilsen, claras e levemente amargas; a Schwarzbier, cerveja escura feita com malte torrado; e a Bock, normalmente avermelhada, com aromas maltados e teor alcoólico acima de 6,3.Já as cervejas da família Ale possuem variedades de aromas e sabores, mas predominam as mais encorpadas de paladar frutado. Dentre elas estão a Weizenbier ou Weissbier, cuja característica principal, em sua maioria, é não ser filtrada. A Stout varia bastante de corpo, dependendo do estilo, mas costuma ter os aromas e sabores da torrefação bem perceptíveis. A família de cervejas Lambic é conhecida por tere um paladar bem distinto, lembrando os espumantes. Predominantemente produzidas na Bélgica, podem ser divididas em: Faro, Geuze e Kriek. A primeira é feita com adição de açúcar. A segunda é um blend de cervejas Lambic. E a terceira é produzida com adição de cerejas durante o período de maturação em barrica.