Cogumelos shiitake e shimeji

Muito utilizados na culinária oriental – especialmente na China e no Japão –, os cogumelos shiitake e shimeji, além de saborosos, oferecem muitos

benefícios à saúde. De acordo com estudos, os cogumelos ajudam na prevenção de certas doenças. E ainda podem ser fundamentais para a manutenção da boa forma.

Os cogumelos shiitake e shimeji contêm vitamina C, fósforo, potássio e fibras – nutrientes que possuem ação anticancerígena e reguladora do colesterol, além de auxiliarem na digestão. Assim, são ideais para regular o colesterol, reduzir o risco de doenças cardíacas e prevenir o envelhecimento precoce das células. 

Como contêm poucas calorias, os cogumelos shiitake e shimeji podem ajudar a quem está de dieta. Pois podem ser incluídos sem problemas em um cardápio light. Recomenda-se que o consumo dos cogumelos seja feito in natura, a fim de preservar suas propriedades. Em pratos quentes, acrescente-os por último.

Shiitake –Com alto teor protéico, o cogumelo shiitake pode ser considerado uma “carne vegetal”. O seu sabor é exótico e refinado. Na Ásia, já faz parte da alimentação do dia a dia. No Brasil, já é o segundo cogumelo mais consumido.

Shimeji –A melhor característica do cogumelo shimeji é o seu sabor delicado, al. O sabor e o aroma o tornam perfeito como ingrediente de sopas, refogados e pratos de arroz. O shimeji é ainda uma boa fonte de lisina e de vitamina B1.