Conceito Cradle to Cradle aplicado em uma cidade

Com cerca de 100 mil habitantes e apenas 28 quilômetros quadrados, a cidade de Venlo, ao sul da Holanda, decidiu, a partir de 2006, pensar no futuro. Para isso, adotou o conceito Cradle to Cradle, onde não existe o conceito de lixo. No processo, todos os resíduos são considerados nutrientes para novos ciclos.

Em resumo, lixo zero. Nada é desperdiçado, tudo é descartado corretamente a fim de se tornar ao fim de um ciclo, retornando a um ciclo inicial como matéria prima pura ou fertilizante. Fora o reuso contínuo de materiais, o conceito ainda incentiva novos modelos de negócios ao promover a inovação e o crescimento econômico. No caso de Venlo, também instituiu uma inédita cooperação entre governo, empresas e universidades, que veem no conceito uma oportunidade para desenvolver uma economia relativamente estagnada (setores alimentício, agropecuário e de logística são as principais atividades da economia local).

Além do desenvolvimento, Venlo adotou o conceito Cradle to Cradle para atrair mão de obra qualificada, retendo-a para o crescimento populacional – Venlo e outras cidades da região apresentam baixas taxas de natalidade e um declínio de população como consequência. Em parceria com a empresa de consultoria de Michael Braungart e William McDonough, criadores do conceito, o governo local desenvolveu o “Princípios de Venlo”, que expõe as mudanças necessárias para aplicar o conceito em toda a cidade – e não somente para um produto.

Em resumo, existem seis pontos principais no “Princípios de Venlo”: a inovação baseada em experimentos; o respeito às vocações econômicas regionais; uma produção de alimentos em ciclo perpétuo; uma integração do desenvolvimento com os sistemas de mobilidade e transporte acessíveis e ecológicos; a energia solar como fonte principal de energia; e uma prioridade no desenvolvimento de sistemas de purificação do ar, da água e do solo – e design feito para durar.

Para pôr em prática a teoria, criou-se o C2C ExpoLab: trata-se de um centro de ensino, orientação de carreira e desenvolvimento de projetos. A nova sede da prefeitura de Venlo, por exemplo, foi desenvolvida pelo C2C ExpoLab: em fase de construção, terá 13.500 metros quadrados e custará 46 milhões de euros, e ao longo de 40 anos irá gerar receitas financeiras de 17 milhões de euros, em virtude dos seus sistemas de direcionamento de resíduos. Outros projetos já saíram do papel graças à aplicação do conceito Cradle to Cradle na cidade.

O projeto mais ambicioso da cidade é o Greenport. Trata-se de uma área de 5.400 hectares, que estarão distribuídos em áreas de plantio, estufas, estações de coleta e purificação de água da chuva, usina de energia a partir da queima de biomassa, espaços para galpões industriais e para empresas de logística. O Greenport está ligado ao principal entroncamento rodoviário, permitindo que a produção tenha sua saída facilitada para o mercado europeu. A expectativa de Venlo é duplicar o faturamento da produção agrícola da região em 10 anos.