Dr. Wolf Gruenberg ressalta a importância da atividade física na expectativa de vida

Em 1910, a expectativa de vida de um homem brasileiro era de 33,4 anos. Em 2014, ela subiu para 75,2 anos. Esse aumento significativo se deve a

diversos fatores –evolução da medicina, aplicação de políticas públicas (tratamento de água e esgoto), alimentação balanceada, entre outros.

Mas é consenso entre os profissionais da saúde de que a prática de atividades físicas é fundamental no aumento da expectativa de vida individual. Ainda que sozinha não possibilite a uma pessoa qualidade de vida, a prática de atividades físicas exerce papel essencial na melhoria da saúde e autoestima da pessoa, sobretudo de um idoso. Por isso, nunca é tarde para começar a se exercitar.

As articulações e a coluna vertebral são as partes mais beneficiadas com a realização de exercícios físicos regularmente. Os exercícios ajudam a manter a qualidade do osso. Além do mais, as atividades físicas ajudam a manter o peso corporal ideal, que não sobrecarregará as articulações e a coluna vertebral. O acompanhamento de um profissional de educação física é indicado para que a pessoa não realize movimentos que a prejudiquem e otimize os benefícios da atividade física em sua vida.