Desperdício de comida

Na França, uma pesquisa revelou que cada francês joga fora até 30 kg de alimento por ano. O número fez com que as autoridades aprovassem uma lei que obriga os mercados a doar os alimentos que não forem vendidos. Na prática, os mercados não podem colocar no lixo alimentos não vendidos e que estejam em boas condições para consumo.

E o desperdício no Brasil? A cada ano, cerca de 26 milhões de toneladas são desperdiçadas. Isso em um país onde, aproximadamente, 7 milhões de pessoas ainda passam fome. O desperdício não ocorre só nos mercados ou nas mãos do consumidor. Na colheita, na armazenagem, no transporte e na distribuição: em todas as etapas há desperdício.

No país, a ONG Banco de Alimentos atua na distribuição da comida que seria jogada fora. Atualmente, é responsável por complementar a alimentação de mais de 21 mil pessoas por dia a partir da doação de 30 mil quilos de alimentos por mês, em São Paulo. Os alimentos são adquiridos por meio de doadores cadastrados, que cedem as sobras da comercialização.