'Grandes Amigos': amizades colocadas à prova

Em pré-estreia desde a última semana em quatro capitais brasileiras, o filme Grandes Amigos (Amitiés sincères, França, 2013, 104 minutos), dos diretores franceses Stéphan Archinard e François Prévôt-Leygonie, mistura comédia e drama numa história de amizades colocadas à prova.

Em uma atmosfera bem parisiense de gastronomia e literatura, Walter Orsini (Gérard Lanvin), dono de um restaurante, é um homem dominador, que gosta das coisas do seu jeito. Superprotetor, mora com a filha de 20 anos, Clémence (Ana Girardot), e não admite que ela esteja se tornando mulher.

Na livraria de Jacques (Wladimir Yordanoff), Walter se encontra para beber e comer com seus dois amigos de longa data, o livreiro e o escritor Paul (Jean-HuguesAnglade). Assim, a amizade se mantém. Mas alguns desajustes irão afetar essa boa convivência de três décadas.

Como o romance às escondidas entre o escritor e a filha de Walter. Como dizer ao seu amigo que está namorando a filha dele e como aceitar que a minha filha cresceu são questionamentos. E quando o livreiro decide voltar à política, sua homossexualidade, já conhecida pelos demais, será pontuada.

Entre a comédia e o drama, o filme representa as situações que o tempo traz e a modo com que lidamos com verdades e mentiras.

• Trailer do filme