10 filmes que todo empresário deve assistir

1-O cidadão Kane de Orson Welles - 1941
"É um filme extraordinário, que está entre os 10 melhores da história. É uma obra indiscutível de um cineasta jovem,

cujo protagonista associa para sempre a solidão e o sucesso profissional, uma dicotomia real de que, se somos exitosos, somos solitários", explica Carballo.

 2-Doze homens e uma sentence -1957
Nesse clássico pode-se explorar temas como eficiência da decisão coletiva, liderança, persuasão, comunicação.

3-O Processo de Orson Welles - 1962
Um homem acorda cercado por oficiais de um tribunal misterioso, que lhe dizem que ele está detido e deve se apresentar a um tribunal para prestar depoimento e ser julgado. Os motivos, os crimes e os acusadores são completamente desconhecidos. Esta é a atmosfera do célebre romance de Franz Kafka, "O processo".

4- Gandhi -1982
Biografia do líder indiano que lutou contra os abusos da ocupação inglesa e junto a outros líderes levou finalmente a independência ao seu país em 1947. "Desse filme pode-se tirar grandes lições de liderança", afirma Carballo.

5-Tucker ,Um homem e seu sonho - 1988
Trata de um empresário que quis introduzir inovações nos automóveis de sua época para criar "o carro do futuro", potente, rápido e aerodinâmico, e se depara com diversos obstáculos, mas consegue desenvolver suas propostas.

6- Crimes e pecados 1989
Esse filme mostra dois homens de sucesso que devem enfrentar diferentes dilemas éticos. "Trata muito bem do tema crime e castigo".

7- Barbarians at the Gate, 1993Descreve o golpe mais famoso na história da RJR Nabisco. Os temas interessantes para se analisar são: LBO, Teoria da Agência, Fusões e Aquisições.

8- Enron: The Smartest Guys in the Room -2003
Documentário sobre a fraude e posterior falência da empresa norte-americana Enron, um caso fantástico para tratar de ética profissional, indica Alemán.

9- Ponto Final – Match Point - 2005
"Aí está o personagem arrivista, típico do século XIX, que vai chegar ao topo de qualquer jeito", diz o professor. O personagem principal, um tenista aposentado que dá aulas a milionários em Londres, é traído por sua própria ganância e, ao mesmo tempo, pelo sexo e a paixão.

10 - Amor sem escalas  -  2009
Trata de um executivo que viaja o mundo com a missão de demitir trabalhadores de empresas multinacionais. O personagem tem um esquema de comunicação em que não escuta, não lê os sinais, o que resulta em um grande erro.