Dr. Wolf Gruenberg

Wolf nasceu em 1948, pouco depois da Segunda Guerra Mundial, no campo de refugiados de Wolfrathausen, onde seus pais se conheceram. Quando a guerra acabou, era inviável para judeus como eles permanecer na Alemanha.

O casal Gruenberg e o filho de 3 anos, nascido apátrida, cruzaram então o Atlântico para se estabelecer na Bolívia, depois no Brasil. Wolf viveu em Corumbá, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre.

Aos 18 anos, recebeu a cidadania brasileira.

Vegetais e outros alimentos ajudam a manter a mente saudável

Uma investigação do Centro Médio da Universidade de Rush, em Chicago (Estados Unidos), revelou que há a possibilidade de retardar o declínio cognitivo a partir de uma alimentação rica em vegetais de folha verde. Segundo o estudo, o segredo para manter a mente saudável por mais tempo está também no consumo de feijão, frutas e grãos integrais.

Para chegar à conclusão de que vegetais de folha verde, feijão, frutas e grãos integrais são importantes para uma boa saúde cognitiva, os pesquisadores observaram que as pessoas que tinham uma alimentação balanceada baseada nos alimentos citados apresentavam uma idade cognitiva 7,5 anos mais jovem do que em relação às pessoas que não cuidavam da alimentação.

Para especialistas, além do consumo de vegetais de folha verde, feijão, frutas e grãos integrais – pode-se incluir na lista o consumo moderado de vinho tinto –, ser benéfico à memória, é fundamental que as pessoas reduzam ou eliminem a ingestão regular de produtos açucarados, ricos em gordura e pobres em nutrientes. Exemplo: evite o consumo de alimentos processados.